A 5ª Reunião Técnica do GT Ferroligas, promovida pela ABRAFE em parceria com a Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi marcada por dois dias de intensas trocas de conhecimento e valiosas oportunidades de colaboração para o setor.
O primeiro dia da 5ª Reunião Técnica do GT Ferroligas SIF-ABRAFE na Universidade Federal de Viçosa destacou-se pelas palestras e discussões técnicas sobre aproveitamento dos resíduos florestais.
Nosso diretor executivo, Bruno Parreiras, representando a ABRAFE, compartilhou suas impressões sobre o encontro: “Em um ambiente que respira inovação e colaboração, discutimos o aproveitamento de resíduos florestais para fortalecer a sustentabilidade em nossa cadeia produtiva. Exploramos temas como a produção de biochar a partir de resíduos florestais e o potencial da moinha de carvão para gerar créditos de carbono — assuntos que conectam tecnologia, responsabilidade ambiental e as demandas do setor.”
As discussões mostraram o impacto que iniciativas conjuntas podem ter para impulsionar uma evolução sustentável na indústria de ferroligas e silício metálico. Nossa coordenadora Emanuelly Magalhães foi especialmente reconhecida pelo excelente trabalho de organização, enquanto os professores Sebastião Valverde e Cassia Carneiro, da UFV, recebem nossos elogios pela acolhida e pelo engajamento na programação.
No segundo dia, o grupo visitou os laboratórios da UFV, onde a dedicação dos docentes e alunos em desenvolver soluções inovadoras para a indústria ficou evidente. Equipamentos de ponta e especificamente desenvolvidos, como fornos-fornalha, fornos de pirólise contínua e sistemas voltados ao processamento de biomassa, mostraram o comprometimento da instituição com o avanço tecnológico sustentável no setor.
A ABRAFE expressa profunda gratidão aos times do Laboratório de Painéis e Energia da Madeira (LAPEM), Laboratório de Matéria Orgânica e Resíduos (LABMO), Laboratório de Matéria Orgânica e Resíduos (LABMO) e Laboratório de Celulose e Papel (LCP) da UFV, pela calorosa recepção e pela rica troca de conhecimentos.
Os participantes, representantes das associadas da ABRAFE, retornaram às suas empresas animados e motivados pelas novas perspectivas de desenvolvimento conjunto para um futuro mais sustentável.
Confira as fotos abaixo: