Confira as principais atividades da ABRAFE entre os dias 26 e 30 de agosto. A semana foi marcada por importantes eventos e encontros que reforçam nosso compromisso com o setor e a indústria brasileira.
Segunda-feira, 26/08
Iniciamos a semana com o I Encontro Técnico sobre o “Plano Floresta + Sustentável: Política Agrícola Florestal para o Brasil”, realizado na sede da Superintendência Federal de Agricultura de Minas Gerais, em Belo Horizonte (SFA/MG). O evento destacou as estratégias prioritárias do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) para promover um desenvolvimento sustentável do setor florestal em todo o país. O plano aborda a recuperação de áreas degradadas, ESG, negócios de carbono e bioeconomia, apresentando ações cruciais que beneficiarão não apenas o setor florestal, mas todo o agronegócio brasileiro. A reunião reforçou o compromisso do Brasil em cumprir suas metas ambientais e os acordos internacionais relacionados às mudanças climáticas.
Quarta-feira, 28/08
Participamos da II Reunião Ordinária do Conselho de Relações Internacionais da FIEMG. O evento discutiu questões críticas que impactam as empresas associadas da ABRAFE e a indústria nacional. Bruno Parreiras, diretor executivo da ABRAFE, abordou temas essenciais como investigação de dumping e subsídios, além do CBAM (Carbon Border Adjustment Mechanism) e taxas ambientais. Estes tópicos são fundamentais para garantir que as condições locais sejam consideradas nas negociações internacionais, evitando distorções que possam afetar negativamente nossas exportações.
Quinta-feira, 29/08
Realizamos a IV Reunião do GT Segurança do Trabalho da ABRAFE, com a apresentação do Programa de Segurança da FERBASA pelo Engenheiro Tácito Normando. O encontro destacou as melhores práticas e estratégias para garantir um ambiente de trabalho seguro e eficiente no setor.
Sexta-feira, 30/08
Encerramos a semana com a reunião da Câmara da Indústria de Base Florestal, onde debatemos importantes assuntos de interesse do setor:
- Atuações da Gerencia Jurídica perante as decisões em segunda instância derrubam liminares que eram favoráveis à indústria relativas à cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA);
- Projetos prioritários em acompanhamento pela Gerência de Relações Institucionais, em destaque os PL 412/2022 e PL 182/2024 em tramitação no Congresso que buscam regulamentar o Mercado de Carbono no Brasil Atualizações pela Gerência do Meio Ambiente sobre a nova Política de Monitoramento da Qualidade do Ar.
Continuamos firmes na defesa dos interesses da indústria brasileira e no desenvolvimento de soluções que impulsionem o setor!