i
No dia 29/11/23, a ABRAFE foi recebida com entusiasmo na Cidade Administrativa pela Secretaria de Infraestrutura de Minas Gerais. Durante a visita, ressaltamos a relevância do setor de ferroligas e silício metálico para a economia estadual e a sustentabilidade da região norte de Minas.
As exportações de Minas Gerais representam expressivos 47% do total nacional no setor de ferroligas e silício metálico, sendo que mais de 50% dessas exportações têm origem nos municípios do norte. As fábricas na região estão estrategicamente localizadas em Pirapora, Capitão Enéas, Várzea da Palma e Bocaiuva. Vale ressaltar que o abastecimento de matérias- primas, como minério, quartzo, carvão vegetal e cavacos de madeira, provém de mais de vinte municípios na região.
Este setor não apenas contribui de maneira positiva para o desenvolvimento dos municípios onde está presente, mas também desempenha um papel crucial na sustentabilidade regional, gerando empregos e aprimorando a qualidade de vida da população. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios com fábricas do setor é consistentemente superior aos equivalentes na região.
Quanto ao transporte, as empresas associadas movimentam expressivas 1.285.788 toneladas anuais de matérias-primas, como carvão vegetal, quartzo, cavacos de madeira, entre outros, pelas rodovias que conectam esses municípios. O transporte de produtos acabados, incluindo silício metálico, ferrosilício e sílica fume, totaliza 555.956 toneladas anuais.
Em suma, a movimentação ultrapassa impressionantes 1,8 milhões de toneladas anuais. Durante a reunião, o Secretário de Infraestrutura e o Diretor Geral do DER compartilharam os planos de recuperação das rodovias, que devem ser concluídos na atual gestão. Destacaram-se os seguintes projetos:
BR 135 – trecho com duplicação concluída entre Curvelo e Corinto, e obras em execução até Montes Claros;
BR 496 – trecho de Pirapora a Corinto, em fase de licitação;
BR 122 – trecho que liga Capitão Enéas à BR 251, com licitação concluída e início das obras previsto para março de 2024.
Quanto à BR 365, trecho de Montes Claros a Pirapora, está sob concessão do DNIT, a cargo do Governo Federal. No entanto, fomos informados que existe orçamento em fase de definição dos projetos.
Estamos entusiasmados com os planos apresentados e expressamos nossa gratidão pela calorosa recepção durante a visita.