Notícias

Saiba tudo sobre o Workshop Balanço Energético Nacional

Na última quinta-feira, 25 de julho, participamos do workshop online sobre o Balanço Energético Nacional 2024, promovido pela EPE – Empresa de Pesquisa Energética, vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

O objetivo do webinar foi apresentar os principais resultados do Balanço Energético Nacional de 2024, com base no ano de 2023.

Entre os convidados, estiveram presentes autoridades e especialistas, incluindo o Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, e o Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais da EPE, Thiago Ivanoski.

Thiago Barral destacou a credibilidade e a importância do Balanço Energético Nacional, enfatizando a qualidade dos dados que servem de base para a discussão do papel do Brasil no cenário energético global. Esses dados são utilizados por diversas agências do setor. Barral ainda afirmou que “o Balanço Energético Nacional é o mais importante instrumento de monitoramento e avaliação da política energética nacional.”

O analista de pesquisa energética Rogério Matos, da Superintendência de Estudos Econômico-Energéticos, abordou os principais destaques do Balanço Energético Nacional. Ele também agradeceu às entidades envolvidas, como a ABRAFE, que colaboram no envio, interpretação e análise dos dados que compõem o BEN.

Gonzalo Visedo, Chefe de Meio Ambiente e Sustentabilidade da SNIC, reforçou as informações do Banco de Dados Internacional e comparou o papel do Brasil com o de outros países no que diz respeito à eficiência energética, combustíveis alternativos e intensidade de CO2. Visedo concluiu sua fala apresentando casos e iniciativas de descarbonização no setor de cimento.

O Diretor Executivo da ABRAFE, Bruno Parreiras, destacou a sólida parceria com a EPE em sua apresentação. Ele ressaltou a importância das associadas da ABRAFE, mencionando dados relevantes do segmento, como a produção de ferroligas e silício metálico, a geração de empregos e a contribuição para o desenvolvimento regional. Parreiras também informou sobre a predominância do carvão vegetal na produção de silício metálico no Brasil, ressaltando sua contribuição positiva na redução de emissões de CO2 em comparação com outros países. Ele comparou o setor de ferroligas nacional, que já utiliza 84% de energia limpa, com os 62% da indústria nacional em geral. Além disso, destacou o trabalho detalhado realizado no Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) para o setor de ferroligas e silício metálico, em parceria com o CIT/SENAI.

As apresentações foram concluídas e a sessão foi aberta para perguntas dos participantes e agradecimentos finais.

 Até o momento, a transmissão ao vivo já contabiliza mais de 1.000 visualizações.

Não conseguiu participar do webinar?
Você ainda pode ver abaixo:

Você também pode participar enviando sua pergunta para o formulário: https://forms.office.com/r/aDbsBnZmp0

Caso queria mais informações sobre o BEN você pode acessar o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional 2024 no link abaixo: https://www.epe.gov.br/sites-pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/PublicacoesArquivos/publicacao-819/topico-715/BEN_S%C3%ADntese_2024_PT.pdf