Notícias

Visita técnica ao CIT SENAI

O time do GT de Desenvolvimento Tecnológico da ABRAFE realizou ontem uma visita técnica ao CIT SENAI para prospecção de colaboração do instituto no projeto sílica fume.

Participaram dessa visita:

Wendel de Carvalho Torres – SENAI Itaúna
Denílson José do Carmo – SENAI Itaúna
Leir Adriano da Silva – SENAI Itaúna
Vinícius Magalhães Pinto Marques – Minasligas
Roberval Pereira Brito – Rima
Daniel Mapa Clemente  – Bozel
Thainá Teixeira – Liasa
Bruno Santos Parreiras – SINFERSI / ABRAFE
Wesley Nascimento Caldeira – ABRAFE

Sobre a visita técnica:

O setor de PDI do SENAI Itaúna CETEF desenvolveu, a partir da demanda apresentada pelo SIFERSI – Sindicato das Indústrias de Ferroligas e de Silício Metálico no Estado de Minas Gerais e pela ABRAFE – Associação Brasileira dos Produtores de Ferroligas e Silício Metálico, um projeto denominado “Sílica Fume: prospecção de novos mercados e avaliação de desempenho nas possíveis aplicações”. Esse projeto foi apoiado e fomentado pelo IEL, Instituto Euvaldo Lodi no âmbito do programa FIEMG Competitiva.

A premissa principal do projeto foi o estudo de novas aplicações para a Sílica Fume, que é um subproduto da fabricação de ferro silício, cálcio silício e silício metálico, resultado da filtragem dos gases dos fornos. A Sílica Fume é também conhecida como microssílica ou sílica ativa e já é amplamente aplicada em argamassas para a construção civil. Deseja-se encontrar aplicações mais nobres e de maior valor comercial para esse material.

No projeto foram estudadas diversas novas aplicações para a Sílica Fume, como também  aglomerados auto redutores para reintrodução nos processos de produção de ferro silício, do cálcio silício e do silício metálico. Com essa aplicação espera-se redução do custo de fabricação desses produtos, além de importante descarbonização dos processos.

Estamos analisando e propondo os próximos passos para avançarmos, também estudaremos possibilidades de fomento para a continuação do projeto.

Foi uma visita excepcional onde o time teve a oportunidade de interagir com os pesquisadores do CIT e SENAI, além de conhecer de perto a infraestrutura fantástica que vai nos ajudar no projeto de novas aplicações para sílica fume e os aglomerados auto redutores para ligas de silício. Ficamos impressionados com o time super qualificado e os equipamentos de ponta, incluindo microscopia eletrônica de varredura, difração de raios X, fornos com atmosfera controlada, forno elétrico de redução, dentre outros.

Nosso agradecimento especial ao Guilherme Pereira, Coordenador de Tecnologia e Inovação, e a todo o time do CIT e SENAI pela recepção calorosa e pelo encontro produtivo.