Notícias

Reunião GT Energia: Balanço Energético Nacional em Foco

Reunião do Grupo de Trabalho em Energia (GT Energia)

Na última sexta-feira, dia 02 de abril de 2024, o Grupo de Trabalho em Energia (GT Energia) promoveu uma reunião de grande relevância para o setor energético nacional. Nesse encontro, foi entregue pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Balanço Energético Nacional 2023, documento que teve a colaboração ativa da ABRAFE em sua elaboração.

O BEN, documento de suma importância para o planejamento energético do país, apresenta anualmente uma extensa pesquisa e estatísticas relativas à oferta e consumo de energia no Brasil. O relatório consolidado não apenas documenta esses dados, mas apresenta informações sobre quanto e como se usou a energia no Brasil nesse período.

Dentre as diversas informações do documento, cabe um destaque especial na  evolução da participação das energias renováveis na produção de ferroligas e silício metálico, alcançando 87% em 2022 frente aos 62% da média da indústria nacional, como evidenciado pelo gráfico abaixo:

Durante a apresentação na reunião do GT Energia, foi enfatizada a relevância do BEN como instrumento de pesquisa, fornecendo estatísticas confiáveis que subsidiarão estudos setoriais e o próprio planejamento energético nacional. O relatório síntese do BEN 2023, fornece informações consolidadas sobre o uso e a distribuição de energia no Brasil, tornando-se referência para os dados energéticos do país.

A aproximação entre a ABRAFE e a EPE sinaliza uma importante sinergia entre a Associação e as entidades governamentais responsáveis pela pesquisa e planejamento do setor. Essa colaboração promete fortalecer ainda mais a produção e o uso do Balanço Energético Nacional como ferramenta essencial para o desenvolvimento sustentável e eficiente do Brasil no campo energético.